quinta-feira, 25 de junho de 2015



Ciclos hidrológicos


 A água da Terra que constitui a hidrosfera distribui-se por três reservatórios principais: os oceanos, os continentes e a atmosfera, entre os quais existe uma circulação contínua – ciclo da água ou ciclo hidrológico. Este ciclo é responsável pela renovação da água no planeta.O movimento da água no ciclo hidrológico é mantido pela energia solar e pela gravidade. 

Na atmosfera, o vapor de água que forma as nuvens pode transformar-se em chuva, neve ou granizo dependendo das condições climatológicas.

A ciência que estuda o ciclo hidrológico é a Hidrologia e seus principais especialistas são os engenheiros hidrólogos, um ramo da engenharia hidráulica ou engenharia hídrica.

A água, indispensável para a manutenção da vida, é encontrada na natureza e está distribuída nos rios, lagos, mares, oceanos e em camadas subterrâneas do solo ou em geleiras. O ciclo da água na natureza é fundamental para a manutenção da vida no planeta Terra, visto que vão determinar a variação climática e interferir no nível dos rios, lagos, mares, oceanos.


Ciclo da Água na Natureza

Ciclo da Água

1.      O calor irradiado pelo sol aquece a água dos rios, lagos, mares e oceanos ocorrendo o fenômeno da Evaporação. Nesse momento, ocorre a transformação do estado líquido da água para o seu estado gasoso, à medida que se desloca da superfície da Terra para a atmosfera.
2.      O vapor da água esfria, se acumula na atmosfera e se condensa na forma de gotículas, que formarão as nuvens ou nevoeiros. Neste momento, ocorre o processo de Condensação, ou seja, a transformação do estado gasoso da água para seu estado líquido, sendo as nuvens, as gotículas de água líquida suspensas no ar.
3.      Com muita água condensada na atmosfera, se inicia o processo de Precipitação, onde as gotículas suspensas no ar se tornam pesadas e caem no solo na forma de chuva. Em regiões muito frias a água condensada passa do estado gasoso para o líquido e rapidamente para o estado sólido, formando a neve ou o granizo.
4.      Quando o vapor de água condensado cai sobre a superfície terrestre, ocorre a Infiltração de uma parte dessa água que vai alimentar os lençóis subterrâneos.
5.      Parte da água que se infiltrou no solo pode ser absorvida pelas plantas que, depois de utilizá-la a devolvem à atmosfera por meio do processo de Transpiração.

Estados Físicos da Água

 A água existente na natureza encontra-se em três estados físicos, divididos em: Líquido, Sólido e Gasoso. Deste modo, o ciclo da água corresponde ao movimento da água da natureza e, logo, apresenta os processos de transformação da água.

Com isso, as mudanças dos estados físicos da água ocorrem por meio dos processos denominados de Fusão, Vaporização (Ebulição-Evaporação), Solidificação, Liquefação (Condensação) e Sublimação.

Estados Físicos da Água

·         Estado líquido
Está localizada em maior parte no planeta por meio de rios, lagos e oceanos; o estado líquido não possui forma própria.

·         Estado sólido
No estado sólido, a água possui forma, como por exemplo, os cubos de gelos. Isso acontece, pois as moléculas de água encontram-se muito próximas devido à temperatura.

·         Estado gasoso
No estado gasoso, as partículas de água encontram-se afastadas umas das outras e, por isso, não possui uma forma definida.


Transformações de Estados Físicos da Água


Fusão
Ocorre na alteração do estado sólido para o estado líquido da água, gerada pelo aquecimento, por exemplo, um gelo que derrete num dia de calor. Além disso, o denominado "Ponto de Fusão" (PF) é a temperatura que a água passa do estado sólido para o líquido. No caso da água, o ponto de fusão é de 0ºC.

Vaporização
 Dar-se pela transformação do estado líquido para o estado gasoso por meio do aquecimento da água. Deste modo, o "Ponto de Ebulição" (PE) de uma substância é a temperatura a que essa substância passa do estado líquido para o estado gasoso e, no caso da água, o é de 100ºC. É importante lembrar que a Ebulição e a Evaporação são, na realidade, tipos de vaporização. A diferença de ambas reside na velocidade do aquecimento, ou seja, se for realizado lentamente chama-se evaporação; entretanto, se for realizado com aquecimento rápido chama-se ebulição.

Solidificação
Consiste na mudança de estado líquido para o estado sólido provocado pelo arrefecimento ou resfriamento. Além disso, o "Ponto de Solidificação" da água é de 0ºC. O exemplo mais visível são os cubos de água que colocamos no refrigerador para fazer os cubos de gelo.

Liquefação
Este processo também é chamado de Condensação, esse processo identifica a mudança doestado gasoso para o estado líquido decorrente do resfriamento (arrefecimento). Como exemplos podem se citados: a geada e o orvalho das plantas.

Sublimação
 Apresenta-se na modificação do estado sólido para o estado gasoso, através do aquecimento. Também denomina a mudança do estado gasoso para o estado sólido (ressublimação), por arrefecimento, por exemplo: gelo seco e naftalina.

 Conclusão
 Diante de tudo visto, entende-se a importância da água na vida do ser humano, pois ela é um combustível que move os seres vivos.  Por isso a importância de sua preservação evitando o desperdício desnecessário e a poluição dos rios, mares e oceanos.

 ÁGUA FONTE DE VIDA!

REFERÊNCIA


Acesso: 22/06/2015 hora: 21h

Nenhum comentário:

Postar um comentário